#notícias


Fernando de Noronha vai ganhar espaço para guarda dos gatos selvagens

Fernando de Noronha vai ganhar espaço para guarda dos gatos selvagens

 

Gatos selvagens NoronhaOs gatos também matam as mabuyas, lagartixa que só existem na ilha (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)

Fernando de Noronha registra o  crescimento no número de gatos selvagens, animais estão soltos na mata e passam a ser agressivos. Eles atacam outras espécies, como pássaros e mabuyas, e até humanos. Para combater o problema a ilha vai ganhar um gatil, o primeiro espaço desse tipo em  Pernambuco. O anúncio foi feito pelo secretário de Turismo, Felipe Carreras.

“O secretário nos informou da liberação de uma emenda no valor de de 300 mil reais para a gente construir nosso gatil. Nós já temos o terreno, próximo Núcleo de Vigilância Sanitária, e temos também o projeto, só faltava o recurso. Agora é licitar para tirar o papel”, afirmou o administrador da ilha, Luís Eduardo Antunes.

“Vamos fazer a captura e a castração desses gatos asselvajados para coibir a reprodução desses animais. Eles estão, na maioria, na área do Parque Nacional Marinho, vamos trabalhar em parceria com o Instituto Chico Mendes.  O gatil vai receber os animais que recolheremos na mata”, informou o gerente em Saúde da Administração da Ilha, Fernando Magalhães.

Gato comendo mabuya

Estação Animal

Estação Animal estudantes

Fernando de Noronha já tem uma Estação Animal, projeto da Secretaria de Turismo que começou as atividades no final de semana no Estado pela ilha. “A Vigilância Animal já faz um trabalho de castração, mas esse número ainda é pequeno, 35 esterilizações por mês. Nós vamos reforçar a conscientização da comunidade local para as atividades. Também vamos incentivar a adoção de animais de Noronha para outros locais”, informou Goretti Queiroz (foto abaixo), da ONG Movimento de Defesa Animal da Pernambuco.

Goretti Queiroz

A cerimônia de instalação da Estação Animal foi realizada no auditório da Escola Arquipélago. O projeto terá 20 embaixadores que receberam uma comenda e a responsabilidade de divulgar a necessidade de respeito aos animais. “A gente acha necessário o poder público capacitar as pessoas, divulgar a  importância e o respeito aos animais. É um passo importante que o Governo do Estado dá, vamos estender essa ação aos municípios, Fernando de Noronha é o começo das atividades”, informou o secretário Felipe Carreras.

Felipe Carreras

Os animais escolhidos como símbolos da estação foram o cão Pablo, a gata Sardinha e a ovelha Fiona. Os três já são conhecidos na ilha e em todo Brasil por conta das redes sociais.

Sardinha, Doly e Pablo com secretário Felipe Carreras

Os donos levaram Sardinha, Fiona e Pablo para o evento (Fotos: Ana Clara Marinho/TV Globo)

Estação Animal estudantes

O presidente do Conselho, Ailton JR, entegou comendas (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)

Estação Animal

Francisco José, Ailton JR, Luís Eduardo, Fernando Magalhães e Felipe Carreras

Estação Animal

Os jornalistas Francisco José e Beatriz Castro também recebem comendas (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)

 Fonte;g1